SALVADOR DESTINATION
SALVADOR DA BAHIA
Português Inglês Espanhol

Gastronomia

Gastronomia

CAPITAL DOS SABORES

A cozinha de Salvador tem na mistura de raças e costumes o seu principal tempero. Com ingredientes vindos de todos os cantos do mundo, a culinária soteropolitana é a mais peculiar do país. O azeite de dendê, castanha de caju e amendoim são temperos quase que permanentes que ajudam a identificação dessa culinária.

Acarajé

O acarajé é o mais famoso quitute da culinária baiana. O bolinho característico do candomblé é feito de feijão-fradinho, cebola e sal, frito em azeite de dendê e servido com pimenta, vatapá, camarão seco e salada. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas: Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Apesar de ser consumido em um contexto profano, o acarajé ainda é considerado pelos baianos como uma comida sagrada. Por isso, sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos filhos de santo.

A representatividade dessa comida típica é tão grande que o ofício de baiana do acarajé foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2005, como patrimônio cultural do Brasil.

 

Moqueca
Resultado de imagem para moqueca

Originalmente feita de peixe envolto em folha de bananeira coberta por cinzas quentes pelos índios ou em panela de barro com urucum (Fruto do urucuzeiro). Com o tempo e as influências da cultura africana e portuguesa, passou-se a acrescentar azeite de dendê ao invés de urucum e opcionalmente leite de coco.

Além do peixe pode ser feita de todos os tipos de frutos do mar. Como diz uma famosa cozinheira baiana: “mexeu no mar, pode botar na panela que vira moqueca”. A moqueca pode ser feita também de carne, fato ou bucho (estômago do boi),ovos e outros ingredientes.

 

Abará

O abará também faz parte das comidas típicas do ritual do candomblé. O bolinho, feito com a mesma massa do acarajé, é cozido no vapor e servido com camarão seco.

 

 

 

 

 

Sobremesas
Resultado de imagem para bolinho de estudante
Em Salvador não faltam receitas para adoçar o paladar. Cocada, arroz doce, canjica, baba de moça, bolinho de estudante, beiju e mungunzá são algumas das sobremesas típicas da região.

Salvador DestinationSalvador da BahiaUnesco - Cidade da MúsicaPrefeitura de SalvadorICCAUnedestinos